segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Inversão de valores



Galera, estou aqui pra falar dos nossos valores.

Sim os nossos valores como sociedade, como cidadãos e até como seres humanos, valores esses de moral e ética. Mas então, me deparei com a seguinte pergunta: Quais são mesmo os nossos valores morais e éticos?

Eu sou um cara que gosta bastante de dar minhas fuçadas em notícias e informações por aí, pra poder desenvolver certa consciência sobre as coisas que eu vejo e ouço por aí.

E ultimamente ando me deparando com algumas coisas absurdas. É bem comum ouvirmos falar e lermos por aí que pai matou filho, filho matou pai e etc. Mas quando falo de valores de moral e ética quero dizer sobre o que nós, como sociedade e como seres humanos, estamos dando prioridade.

Citando um caso recente, temos a enfermeira goiana que matou o cachorrinho Yorkshire a pancadas. Houve uma mobilização de revolta nas redes sociais em função do acontecido. Todos mostravam sua enorme fúria em relação à essa mulher, por sua "desumanidade" em matar um cachorrinho, um animal irracional e indefeso.

Não estou ironizando porque acho ridículo se compadecer por um cachorro ter sido morto a pancadas. Longe disso. Acho que se não gosta do animal, não fique com ele. É o mais viável e o mais sensato. O que estou ironizando é a falta de senso das pessoas em dar valor a algo assim. Puro moralismo.



Outro caso que me intrigou foi a suposta morte de Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda, o grupo terrorista que ficou conhecido pelos ataques de 11 de setembro de 2001. Era visível (pois há fotos) que o povo norte-americano estava celebrando a morte do terrorista mais procurado do mundo. Mas aí entra minha pergunta: Quem celebraria a morte de outra pessoa?

Pesquisando sobre essa grande "celebração", vi que nem todos veem o ocorrido do mesmo modo. Me refiro ao jogador da NBA, o ala do Milwaukee Bucks, Chris Douglas-Roberts, que atacou com dureza a festa que a população fazia em relação a morte de Bin Laden.

O jogador atacou o povo norte-americano, questionando: "Isto é uma celebração?". Após ser duramente criticado, o jogador questionou se esse seria o início de uma guerra religiosa, se Deus se agradaria de ver as pessoas celebrando a morte de alguém. Chegou até a mostrar dados da guerra contra o terrorismo, onde quase 1 milhão de pessoas morreu em função de duas guerras e muitas operações de invasão do exército dos EUA. Fonte: Terra Notícias (maio/2011).

Não tiro a razão em sentir dor pela perda de parentes das famílias dos atentados de 11 de setembro, mas questiono onde nossos valores morais chegaram, a ponto de celebrarmos a morte de alguém. É disso que estou falando aqui. É mais revoltante você ver um Yorkshire morto a pancadas, ou um morador de rua sendo carbonizado?


Usando esse dois casos, quero que todos parem pra refletir. A que nós temos dado valor? Quais são nossas regras de moral e ética, que nos fazem ter consciência sobre as coisas que acontecem? Quais são os nossos limites de razão e insanidade total?

É óbvio que vivemos uma inversão de valores. A sociedade de hoje banaliza sim muitos conceitos de ordem moral, enquanto torna normal e aceitável ideias completamente absurdas. Mas se pararmos pra analisar bem os fatos, será que não conseguiremos ter o mínimo de consciência e diferenciar o certo do errado?

E você, tem tido essa consciência pra diferenciar as coisas? Reflita nisso.

God Bless.

Por: Thiago Pereira(Nhac)


2 comentários:

  1. eh, o impressionante tbm, eh q fazem moh cena, moh alegria por aquela coisa "e a luiza q foi pro canadá" mas comentar, e tentar ajudar, fazer alguma homenagem pro cara q foi espancado por 5 tentando evitar q espancassem um mendigo ninguem fala!! =/ ta tudo invertido mesmo

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Não sou favorável a maus tratos com animais, porém a ridicularidade humana chegou a um nível em que temos ódio de pessoas e festejamos o sofrimento de alguns. Tudo bem que animais costumam ser melhores do que muitos seres humanos, mas calma ai, se você levar isso ao pé da letra se odeie! Você não é melhor que ninguém e tem defeitos como todos, e talvez alguém ache a mesma coisa de você: um cachorro é melhor que você. Então reflita nos seus valores. Como diria o Fruto Sagrado: "Você é a causa do mal que você tanto odeia". God Bless

    ResponderExcluir