segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Desistir de Desistir



Certamente todos nós já passamos por diversas situações que tivemos ou escolhemos desistir de algo. Seja  uma ideia, um sonho, um projeto, um curso e até desistir de uma pessoa.
Desistir é algo comum em nossas vidas e muitas vezes é necessário até para nosso crescimento. Desistir de coisas que nos prendem, que nos impedem e que nos aprisionam. Só que por outro lado, existem pessoas que vivem desistindo de tudo e a todo momento.

Tem pessoas que não se firmam em empregos, não terminam faculdades e cursos, estão sempre insatisfeitas e trocam. Procuram mudanças, mas ao se depararem com novos problemas desistem e interrompem um novo ciclo.
Há pessoas também que levam isso para seus relacionamentos: amizades que não duram e até viram inimizades, pessoas que trocam de namorado como se trocassem de roupa, casamentos que se rompem entre outros exemplos.

Desistir com certeza é sempre mais fácil do que prosseguir, principalmente quando surgem problemas que não conseguimos lidar, porém ao analisarmos ao nosso redor e observarmos pessoas que consideramos vencedores ou projetos bem sucedidos, nós vamos notar que as histórias são sempre as mesmas, os problemas são comuns a todos os tipos de projetos.

Cito a banda "Aerosmith" como exemplo, diz a história que em 1979 a banda teve problemas de relacionamento entre os fundadores da banda, Steven Tyler e Joe Perry. A banda passou por uma fase turbulenta com a saída de Joe e outros problemas como um acidente de moto que Steven sofreu e uma overdose do mesmo. Porém a banda não terminou e em 1985 voltou com a formação original, ou seja, incluindo os dois que tiveram problemas no grupo. A banda tem mais de 40 anos e os dois continuam na banda, nesse tempo eles conquistaram muita coisa e criaram músicas que se tornaram muito famosas como "Cryin" e "Crazy". Possivelmente não teriam chegado muito longe se tivessem desistido há 30 anos atrás. Fonte: Whiplash

É virtuoso sabermos os momentos de desistir das coisas quando isso não nos agrega nada, porém é mais virtuoso sabermos prosseguir com nossos projetos mesmo quando encontramos adversidade. Muitos dos momentos difíceis que passamos servirão como fortalezas tempos depois com toda experiência e maturidade que adquirirmos.

Portanto é necessário sabermos desistir de desistir, prosseguir na escalada até o topo, termos um pensamento visionário onde enxergamos o amanhã, as conquistas futuras e não os fracassos momentâneos.
Os problemas têm que servir de inovação, renovação da mentalidade, novas ideias, novas estratégias, adaptação e modernização. É um tempo de aprendizado, mas desistir de projetos, ideias e até mesmo de pessoas é perder a oportunidade de obter sucesso.

E que esse pensamento se amplie para o modo como nos relacionamos, pois o tempo todo temos tensões com pessoas devido às diferenças, mas algumas dessas pessoas serão fundamentais para o crescimento dos nossos projetos, sejam profissionais ou pessoais, e desistir delas no primeiro problema pode ser o fracasso de um projeto.

Seja lá qual for o seu projeto ou sonho, seja o crescimento profissional, acadêmico, a aquisição de um bem,  um projeto social, um trabalho esportivo, a construção de uma família ou até um trabalho numa ONG ou uma igreja, saiba os momentos de desistir, mas saiba também os momentos de prosseguir, insistir e passar por adversidades para chegar no fim, usufruir das vitórias sobre tantas batalhas enfrentadas e colher os resultados de todo trabalho realizado.

God Bless!

2 comentários:

  1. Show muito bom!!! da pra gente debater sobre o assunto la na church!... grande abrasss

    ResponderExcluir
  2. Eu tb gostei...e olha que esse assunto dá umas horas boas de conversa...rs...um bom motivo pra nos reunir-mos mais ainda! Beijos (Jeh*_*Tardelli)

    ResponderExcluir