segunda-feira, 5 de março de 2012

Realidade Virtual



Galera Outside, hoje vou falar sobre "Realidade Virtual", ou seria fantasia?

Não há como ignorar o fato de que cada vez mais estamos nos tornando seres virtuais.
O grande crescimento das redes sociais que aflorou na última década é o maior exemplo disso. Quem não possui uma conta no messenger ou no facebook? Nos rendemos de tal forma que até o nosso projeto Outside possui conta no face.
Antes de prosseguir com o assunto reflita você mesmo, até onde isso é bom ou ruim?

Não quero falar só das redes sociais e sim do virtualismo num todo, seja o uso das redes sociais, seja as outras utilidades da internet como emails, pesquisas, compras e pagamentos, seja o virtualismo bancário, os SMS, os cartões de ponto, a biometria, enfim, tudo que se possa considerar virtual.
Se perguntarmos aos nossos pais e avós como era a juventude deles veremos que muito do que existe hoje não fez parte de suas gerações, o virtualismo é algo nosso, dos jovens, do futuro, é algo que cresceu muito nas últimas gerações e de certa forma nos faz reféns desse sistema.

Por um lado isso é bom, a modernidade nos traz facilidades como o conforto, a agilidade, o acesso às informações e economia de tempo e dinheiro. Quanto tempo economizamos com emails ao invés de cartas? O quanto nos desgastamos ao ir em um banco quando podemos cumprir nossos compromissos através da internet? Sim, podemos ir muito mais longe em menos tempo com os modernos meios de comunicação.

Porém vemos de outro lado a insegurança. Nossos dados estão cada vez mais expostos em um gigante sistema de informação, nossa vida é cada vez mais aberta e mais popular. Enquanto temos medo de ser assaltados nas ruas, somos golpeados por estelionatários na internet.

Nas redes sociais pessoas se isolam e se tornam egoístas e solitárias. Vivem presos a um mundo de fantasias, relacionamentos virtuais que escondem a realidade atrás de frases, imagens e comportamentos que podem não ser verdadeiros.
Na hora de digitar o login e senha podemos escolher qual máscara usarmos, qual imagem vendermos e isso não precisa ser uma realidade, aliás o virtual é uma realidade em si, uma realidade paralela.


Estamos vivendo numa verdadeira Matrix, cada vez mais condicionados a esse sistema que nos diz o que devemos ser, como devemos nos comportar e o sentido disso tudo tem se perdido, cada geração é pior que a outra, até o senso político esta morrendo. Enquanto grandes ditadores e líderes humanos caíram ao longo da história como Ritler, Sadan Russen, Osama Bin Laden, Muammar al-Gaddafi entre outros, um ditador virtual que não conhecemos o nome nos domina a cada dia.

É claro que o avanço da tecnologia nos traz benefícios, se eu não acreditasse nisso não estaria escrevendo em um blog, mas o questionamento que eu faço com tudo isso é: Para onde vai nossa identidade?
Espero que esse texto faça você refletir mais uma vez sobre seus valores, sobre o quanto você realmente é livre ou o quanto você é manipulado. Tenho muito mais coisas pra falar, mas vou deixar para outra postagem.

God Bless

Nenhum comentário:

Postar um comentário